sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A dependência da tecnologia

Quarta-feira passada aconteceu algo inesperado. Caiu um pé d'água com vento forte aqui no meu bairro e teve como conseqüência a perda da luz e muitas árvores derrubadas nas regiões arborizadas. E eu pude perceber uma coisa: como o ser humano é dependente da tecnologia. Peguei o chuvão, me molhei todo e corri pra fazer uma prova de noite e me deparei com a falta de luz. Resultado: não fiz a minha prova e não teve aula à noite na Puc inteira!Fui voltando pra casa e os sinais estavam desligados e o trânsito estava um caos!Cheguei na minha casa e tive que subir 11 andares de escada, uma vez que o elevador não funcionava. Foi bem monótono quando cheguei em casa...escutei uma música no mp4 e fiquei conversando com a minha família.O tempo não passava e resolvi dormir. Isso me faz pensar em como o ser humano depende da tecnologia. Um dia que ficamos sem luz, sem água é um tremendo sacrifício para nós mortais. A tecnologia tomou conta das nossas vidas e a tendência é dependermos mais e mais dela. Imagine você ficar um dia sem computador e sem televisão!Seu dia não rende, não passa. Dependemos do entretenimento. Fico pensando no homem das cavernas que não tinha tecnologia alguma, tinha que caçar e mudar de local pra conseguir alimento. Como devia ser difícil pra ele!Atualmente, temos tudo de mão beijada!Nem precisamos nos deslocar pra ter alimento, levamos uma vida sedentária sendo que somos feitos pra ação, para o movimento. E a evolução do homem das cavernas para o atual Homo sapiens é realmente uma coisa incrível. A tal da tecnologia que foi criada vem e muito pra facilitar nossas vidas!!

4 comentários:

Unknown disse...

é fofo,agente depende de tudo,mesmo das koisas materias,a vida é a troca do abstrato ao concreto.Só damos valor as koisas quando elas acontecem.Pequenos acontecimentos q se tornam inesquecíveis,e como podemos perceber a grandeza da vida em atos ou gestos,em momentos,muitas vezes taum pequenos e humildes, mas tão calorosos e significantes,temos q dar valor a isso naum é memso?Passamos a vida a buscar algo maior q nós mesmos e muitas vezes neste caminho cego e pesado,naum percebemos as pessoas e os momentos importantes para nós.Deixamos o tempo escorrer como a areia q escorre em 1 ampulheta. É preciso mudar!É preciso ter a sensibilidade de perceber a vida! De poder aproveitar cada história diferente e emocionante deste livro,qnaum deixa de ser a nossa VIDA.É preciso se abrir ...É preciso reconhecer o brilho de 1olhar,o ânimo, a esperança de 1 sorriso e o calor de 1 abraço.Enfim,é preciso viver... pois somente assim chegaremos ao final com a certeza da felicidade e da missão cumprida,com a certeza de alcançarmos o paraíso.
Vendo nossas obras sólidas pois foram alicerçadas no carinho e no amor,e + 1 vez ter a certeza que tudo valeu a pena!Naum devemos reclamar da vida,só o fato de nós termos o sensial pra vivermos.
Beijus e amei .

AVSS disse...

pra vc ver como vc está mal acostumado, não consegue imaginar nada de interessante pra fazer fora do seu ciclo cotidiano de computador, tv... mesmo na ausência de luz vc se apega a um mp3...
faz lembrar meus primos quando iam pra roça, e ficavam mexendo com celular, querendo assistir tv, ao invés de aproveitar e fazer coisas diferentes da rotina da cidade...
eu adoro quando acaba a luz, escovar os dentes a luz de vela, se escuta mais, tanto as pessoas ao seu redor, como os barulhos de cachorros latindo ao longe.. da uma paz... comparado a quando começa a chover depois de muito tempo... gostaria que a luz acabasse com mais freqüência...

AVSS disse...

ou.. to lendo um negocio aqui que está me apontando perspectivas interessantes: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142006000300023&script=sci_arttext&tlng=em

é um texto sobre evolução humana.. ai a parte que to achando interessante é a que esta falando da importância da "significação" das coisas na evolução humana. ai ele dá um exemplo em que essa capacidade de significação pode ser um problema:

"Para mim, assim como para vários colegas, foi provavelmente uma comunicação social precisa que deve ter sido o diferencial adaptativo sobre o qual a força seletiva incidiu, fixando o módulo mental da significação. Até porque o mesmo módulo passou a gerar em nós comportamentos irracionais, muitos deles absolutamente mal-adaptativos (é só lembrar a vaca sagrada da Índia, por exemplo). Além disso, foi a partir de então que nos tornamos os seres existenciais e cheios de conflitos emocionais que somos."

mary disse...

Não era difícil para o homem das cavernas a vida pelo simples facto de ser o único mundo que ele conhecia, era como ele estava habituado a viver. Nós só dependemos tanto das tecnologias porque, obviamente, nos habituamos, desde sempre que vemos isso como algo essencial. E no fundo, é mesmo essencial nas nossas vidas. Mas a culpa é da Humanidade em geral. Não houve ninguém que um dia dissesse "a tecnologia tem que evoluir e a humanidade também" mas também nunca ninguém disse o contrário, certo?
Quanto mais temos, mais queremos.. .E passa-se o mesmo com a tecnologia, cada vez nos tornamos mais dependentes dela.