quinta-feira, 22 de março de 2012

Máquina de entretenimento

Considero nosso cérebro uma máquina de entretenimento. Nele pode passar bons filmes, representados pelos bons pensamentos como filmes ruins representados pelos pensamentos negativos. Nós alimentamos essa máquina. Ela necessita de energia, adquirida na alimentação como no descanso. Vou contar uma história.Uma pessoa pergunta para um sábio: temos um lado bom e um ruim. Qual dos lados prevalecerá? O sábio pensou, pensou e disse: Vencerá o que eu alimentar!
È a mais pura verdade! Alimentamos essa máquina do entretenimento. Um pensamento nos faz viajar, evoluir, aprimorar, raciocinar, refletir. O ser humano é o único que consegue não estar presente de mente em um lugar por estar pensando em outra coisa. Podemos estar presentes fisicamente, mas não mentalmente. Pense nisso!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pinceladas sobre a Disney e os Eua

Tive a grande oportunidade de viajar para os Estados Unidos em fevereiro, para as cidades de Orlando (Disney), Las Vegas e Los Angeles.
Percebi coisas muito importantes. Na Disney, observei uma grande inclusão social, que me deixou admirado e contente. Lá trabalhavam pessoas idosas, com sindrome de Down, pessoas com deficiência, negros, brancos, todo tipo de pessoa. Pensei: como o progresso traz beneficios para o pais!Outra coisa que me chamou bastante a atenção foi a segurança. Andávamos muito tarde da noite sem nenhum perigo, com máquinas fotográficas no pescoço sem preocupação, em Orlando, Las Vegas e Los Angeles . Isso aqui no Brasil é pedir para te roubarem.
Comecei a refletir. Por quê será que tenho tanta segurança nos Estados Unidos e tanto perigo no Brasil?
A primeira coisa que me veio à mente foi a desigualdade social. Nos Eua, como foi citado anteriormente, todos tem direito ao trabalho, há pouquissima desigualdade social. As pessoas, tendo oportunidade de emprego, ganhando dinheiro, nem que seja pouco, não pensam em roubar.
O contrário ocorre no Brasil. Aqui, a desigualdade social é muito acentuada, pouca oportunidade de emprego para os pobres, pouca inclusão social, levando as pessoas a pensarem em roubar. Com isso, vemos a diferença enorme entre Eua e Brasil.
Uma vida digna para a sociedade é uma melhor condição de vida para todas as pessoas do pais!

A importância da cooperação

Devemos cooperar e não competir! Prova disso encontramos na sábia natureza. Os pássaros quando estão voando mudam constantemente de posição para vencer a resistência do ar, voando em "v". Os leões, como vários animais, se únem para caçar uma presa maior, obtendo maior êxito. Uma presa fica mais segura andando em bando do que sozinha, conseguindo sobreviver. Nós humanos, temos mais força andando juntos, como para fazer um protesto, uma passeata, do que simplesmente sozinhos. A cooperação entre animais, sejam eles irracionais como os exemplos citados acima quanto os racionais, como nós humanos é sempre presente. A cooperação é importante para a manutenção das espécies. Nós humanos, estamos vivos até a presente data, devido à cooperação, sem sombra de dúvida, para a organização da sociedade e a vida em comunidade.